Seja bem vindo ao Olhar de Fotógrafo!

Encontre informações sobre a profissão fotógrafo e reviva as experiências de pessoas que fizeram da paixão pela fotografia sua forma de viver e ganhar dinheiro.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Vou me casar! Chamem um fotógrafo!!!


Câmera fotográfica é praticamente item básico na bolsa de muitas pessoas. Os celulares ajudam bastante! É preciso estar preparado para registrar situações especiais que podem acontecer ao longo do nosso dia a dia. Mas se o momento inesquecível for programado? E se eu for me casar? Ah, chamem um fotógrafo! Até dois para garantir e não perder um só gesto, aquele olhar! 

A fotografia de casamento mudou bastante ao longo dos anos. A própria evolução da tecnologia fomentou o desejo de se produzir algo diferente e possibilitou a evolução na forma de se capturar essas imagens. No princípio a idéia era apenas ter uma pose do casal e de suas famílias. Os fotógrafos não participavam do casamento e, na maioria das vezes, as fotos eram feitas em dia diferente da cerimônia. Hoje o objetivo é clicar o máximo de vezes, diferentes momentos. Desde a preparação da noiva até o último minuto de festa, antes do casal partir para a lua de mel. O fotógrafo precisa ser ativo, também invisível para não influenciar na naturalidade do casal e dos convidados. Influência do fotojornalismo as fotografias não precisam nem devem ser muito posadas. O ideal é que sejam espontâneas, naturais, que capturem o instante e sua emoção.

Vinícius Matos, eleito fotógrafo de casamento número 1 do mundo em 2009 pela International Society of Professional Wedding Photographers - ISPWP e figurando a lista americana The Best From the Best dos 50 melhores do mundo de 2009, explica que a migração das técnicas de captura do fotojornalismo teve início na década de 80, nos Estados Unidos. A agilidade, a preocupação em capturar momentos únicos, espontâneos, emocionantes é o que enriquece as imagens de casamentos atuais e torna esse tipo de profissional um dos mais bens remunerados. Nessa onda, fotógrafos de moda também começam a ser requisitados para casamentos, pois levam seu olhar criativo, sobretudo na produção do book dos noivos, cada vez mais fotografados em data posterior ao casamento e em um lugar especial, de escolha do casal. Matos é proprietário da maior escola de fotografia do país, a Escola da Imagem, e vale conferir as matérias que ele posta no site de sua agência, a La Foto.



No livro Fotografia de Casamento, Marcos Andreoni dá importantes dicas para quem deseja seguir por esse ramo, e reforça a vantagem de se conhecer variados estilos de fotografia. Além disso, mostra a importância de se conhecer os diferentes ritos religiosos para conseguir capturar os momentos e detalhes mais importantes de cada um. 

Mas de todas as características que um fotógrafo de casamento precisa ter, a mais importante e repetida por todos os profissionais em seus blogs, sites, livros é a capacidade de transmitir emoção e contar a história do casamento de forma artística e que eternize esses sentimentos. Os clientes estão cada vez mais exigentes, desejando encontrar nos seus futuros álbuns a ansiedade, a expectativa, o nó na garganta, a explosão de alegria que sentiram no tão especial dia. Querem descobrir também a emoção que familiares e amigos compartilharam. E não há espaço para erros! O assunto é tão sério que em seu segundo ano de edição (2010), o Wedding Brasil já se tornou o maior congresso de fotografia de casamento da América Latina, contando com nomes importantes como Fer Juaristi (México), David Jay (EUA), Cláudio Feijó, Renata Xavier e Leandro Lucas, Vinícius Matos, Ale Borges, entre outros. Os três destacados apresentam prêmios no ISPWP 2009 e 2010. 
   
Nessa história toda uma palavra começa a incomodar: concorrência! 
Como ser diferente, se destacar com tantos fotógrafos de casamento surgindo por aí? É nessa hora que entra o marketing pessoal para reforçar o talento. Mas essa é outra discussão... Podemos iniciá-la em outro momento. Mas para os mais ansiosos vai uma dica: o capítulo 5 do livro de Andreoni. 
Não basta fotografar, tem que estudar!

Ale Borges - Emotional Impact 2009 (7º)
Ale Borges - Emotional Impact 2010 (1º)
Vinicius Matos - Ceremony 2010 (15º)
Vinicius Matos - Getting Ready 2009 (18º)
Fer Juaristi - Movement and Motion 2009 (3º)
Fer Juaristi - Bride Portrait 2010 (4º)

Nenhum comentário:

Postar um comentário